AS PÍLULAS DO SANTO CRISTO

Hoje fui até a  Av.Paulista resolver umas questões pendentes, e como é usual  levei a tira colo um livro. "As pílulas do Santo Cristo" de Eloi Alves.
O livro é pequeno, então li-o no percurso de ir e voltar para casa.
Dizer que fiquei surpresa com seu conteúdo, seria um exagero, pois conhecendo o talento de Eloi, sabia que era coisa boa de certeza.
E era mesmo...  O livro começa numa universidade, onde o mundo é pequeno e acadêmico sem grandes tropeços.
A grande "sacada" está quando involuntariamente os jovens estudantes se encontram literalmente na rua, e nela jogam-se para uma multidão, carente e ávida por "milagres", ou aquela dose de solidariedade que vai aliviar, ou uma felicidade vendida em frascos. Neste momento os aspirantes a medicina descobrem que podem ser sustentados numa prática pouco convencional, mas muito utilizada desde que o mundo é mundo, a arte de vender  ilusão.
Porém algumas passagens do livro são comoventes, porque a maioria dos "clientes" só quer conversar e sequer se importa de "gratificar" por isso.
As Pilulas do Santo Cristo é um retrato do mundo vivido nas ruas de São Paulo com suas misérias, que apesar da modernidade ainda não esconde a "falta", e escrito com autenticidade por Elói Alves.
Parabéns. :)
Ps.
As pendências que eu tinha na Paulista? Não resolvi!
http://realcomarte.blogspot.com.br
https://www.facebook.com/escritoreloialves

Comentários

Postagens mais visitadas